Blog

4 de fevereiro de 2013
|

2013 – Educação, Mercado e Governança são eixos do Polo Audiovisual.

O ano de 2013 já se inicia com duas marcas do Polo Audiovisual da Zona da Mata: suas parcerias nos três setores, sociedade civil, instituições, empresas e governos; e seus desafios estratégicos no campo da educação, mercado e governança.

Para começar o ano, a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual irá apresentar seu modelo de “Film Commission”, com um sistema de banco de dados a partir de um amplo cadastro de artistas, técnicos, produtores, locações, fornecedores e parceiros, produzidos ao longo desses dois últimos anos. Outra tarefa importante da “Agência” será a de amplificar as ações de comunicação, visibilidade e promoção do Polo Audiovisual com vistas a atrair mais filmes para a região, bem como, incentivar intensamente o surgimento de produções que fortaleçam ainda mais as novas gerações de talentos locais. A “Agência” terá duas sedes organizadas, uma em Cataguases e outra em Muriaé e é viabilizada pelo Fundo Estadual d Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Minas Gerais.

Com a inauguração, em março, do PINA – Ponto de Interação nas Artes, na cidade de Cataguases, o Polo Audiovisual supre uma lacuna com a implantação de um primeiro estúdio de produção, especialmente adequado para atender as produções de cinema, televisão, mercado publicitário e produções multimídias.

Estudio Escola foto 1

Funcionando como estúdio-escola, seus três amplos espaços serão destinados para formação técnica multimídia de jovens e adultos da região, com estúdio de produção multimídia, gravação de videoclipes musicais, laboratórios de pesquisa de linguagens, bem como, atendendo as atividades de seus projetos residentes da Fábrica do Futuro e da Cia Ormeo de Dança e Teatro.

O PINA já nasce também como espaço de cooperação. Suas manutenção está ancorada no patrocínio principal da empresa ENERGISA, em parceria com ações da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e o Instituto Cidade de Cataguases, do Instituto Votorantim e a Cia Brasileiro de Alumínio, do SEBRAE-MG, da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), das Prefeituras Municipais da região, do Governo do Estado e do Governo Federal.

Proj Glória 2

Um espaço fundamental para o que se aponta de produção na região. O filme “Projeto Glória” de Rafael Aguiar e uma segunda edição do filme “Viagem Real” de Eduardo Yep e Henrique Vale, reunindo a juventude de talentos locais, já estão em curso. Outras seis produções estão em desenvolvimento e prospecções. São filmes de animação, ficção, documentários, curtas e especiais para televisão.

 

Mas um destaque do ano será sem dúvida as filmagens do longa-metragem “Estive em Lisboa e Lembrei de Você”, do diretor português José Baharona, inspirado na obra do escritor cataguasense, Luiz Ruffato. Reconhecido como um dos maiores nomes da literatura brasileira, Ruffato acaba de conquistar mais um prêmio internacional: o Prêmio Casa das Américas, em Cuba, com o livro “Domingos sem Deus”.

EstiveEmLisboa-205x154

No campo da educação o projeto “Escola Animada” será um enorme desafio. Gerar uma proposta pedagógica para introdução qualificada do audiovisual e da cultura digital no processo escolar. Para tal, em 2013, o projeto irá possibilitar a formação e qualificação de 230 professores de 10 cidades da região, por meio da apropriação da obra de Humberto Mauro e partir dela o e reconhecimento da diversidade cultural local e brasileira. Outra meta é gerar novos postos de trabalho para o ensino multimídia e ao mesmo tempo produzir conteúdos culturais e educacionais locais para uso nas escolas. Tudo isso na perspectiva de implantação da “Escola Integrada” na rede de ensino da região. O projeto Escola Animada é uma parceria da Fábrica do Futuro com o Instituto Votoramtim e a Cia Brasileira de Alumínio – CBA.

Esc Animada - Arena - Ladislau Dowbor 1

Por fim, outro desafio, já no campo da governança, será a consolidação do “Consórcio Intermunicipal”, através de leis específicas nas câmeras municipais, mas, em especial, com a realização de Conferências, Planos, Conselhos e Sistemas Municipais e Intermunicipais de Cultura na região.

Polo - Recepção Sec Est Cult 3.

Ou seja, nesse sentido, esperamos dos novos prefeitos e secretários municipais, compromisso com modelos de gestão participativa em seus governos, integração com a força de movimento já existentes, sobretudo, na cooperação e perspectiva de implantação do Sistema Nacional de Cultura na região.

Para nós, o Polo Audiovisual é um modelo de programa de gestão cultural de interesse público, já reconhecido em âmbito estadual e nacional. Uma aliança estratégica entre sociedade civil, instituições, universidades, empresas e governos.

Resultado concreto de uma ação estrutural que comemora 10 anos de muito trabalho, com foco na economia criativa, combinada com ampliação de políticas públicas e no desenvolvimento regional, humano e sustentável. Iniciativa que abre novas oportunidades de formação, trabalho, renda e novos negócios para a população da região, que projeta o nome de nossas cidades no cenário cultural no Brasil e exterior.

Muita Luz, Câmera e Ação para todos nós em 2013!

 

 



2 Comentários

  1. Responder

    Leo Dutra

    12 de março de 2013

    Muito bom Diversidades Criativas esse último!! Só venho lembrar que a UEMG não é a Universidade Esatual de MInas Gerais. Minas tem outras como a UNIMONTES. O nome correto é Universidade do Estado de Minas Gerais.
    Abração!!

    • Responder

      admin

      25 de março de 2013

      Ok, Leo, foi um deslize mas já corrigimos!


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário